Não é a primeira vez que me pego comparando a “disposição” de um gerente de projetos com a prontidão de um super herói. Para um fã e colecionador de quadrinhos como eu, costumo ter essa visão de que em vários momentos o gerente de projeto é um super-herói vestido com uma fantasia extravagante pronto para salvar o mundo – uma parte interessada de cada vez.
Ok, talvez seja só eu que tenha essa percepção… Mas deve haver aquelas habilidades que separam o melhor do melhor quando se trata de gerenciamento de projetos, certo? Quero dizer, se não, como alguns PMs são melhores do que outros e como alguns têm um histórico de sucesso quase perfeito, apesar de algumas probabilidades aparentemente intransponíveis?
Não acho que algum dia farão um filme grandioso estrelado por um gerente de projeto vestido de super-herói, e não acho que a sua estrela favorita de Hollywood esteja atualmente descobrindo como pular altas dependências com um único salto. Mas acho que a premissa é válida (de superpoderes para gerentes de projeto, não essa coisa do filme). Numa hipótese remota de isso acontecer, quais são as habilidades – e como o restante de nós aprenderá a dominá-las para que também possamos ser as estrelas no sucesso de nossa organização?
Deve ser além do básico.
Acho que a maneira mais fácil de explorar quais são essas habilidades é considerar o que definitivamente não são. Não são as habilidades básicas de gerenciamento de projetos que todos nós aprendemos no início de nossas carreiras. Sejam as técnicas tradicionais em cascata ou em ágil, essas habilidades fundamentais acabam não sendo os reais diferenciais. É claro que algumas pessoas são melhores em aplicá-las do que outras, mas não importa o quão eficaz você seja na aplicação dessas habilidades “difíceis” de entrega de projetos, elas terminam com o projeto. Sem muitos rodeios, se só a técnica fosse necessária, todos nós já teríamos sido substituídos por um software.
Isso quer dizer que temos que olhar para o lado das habilidades sociais da equação. Podemos dizer que os gerentes de projeto lutam para ser comunicadores eficazes, motivadores fortes e criadores de equipes habilidosos e mesmo assim, também terão dificuldade para ter sucesso como gerentes de projeto. Nesse sentido, o mau desempenho nessas categorias certamente está relacionado ao fracasso do projeto. Não tenho certeza de que um desempenho excepcional seja suficiente para transformar um gerente de projetos em um super-herói.
Voltando ao universo dos filmes e quadrinhos de heróis, dificilmente um super herói consegue resolver tudo sozinho. Muitas vezes ele faz parte de uma super equipe! São estes colegas que o resgatam de situações que recaem sobre as fraquezas do gerente de projetos herói (todos nós possuímos nossa “kryptonita”). Usar as habilidades do Humano para construir uma Equipe de Projetos de verdade é o caminho para o Super.
Ok até aqui, mas voltando ao universo fantástico dos filmes e quadrinhos, que super poderes seriam desejáveis para o super gerente de projetos?
Bem, acho que é aí que os problemas realmente começam, porque a lista que fiz são mais características do que habilidades. E se eles fazem parte da personalidade de um indivíduo, são muito difíceis de desenvolver e melhorar; é a ideia de que super-heróis nascem e não são feitos. Mas voltarei a isso em breve; por enquanto, vamos ver quais são esses recursos:
- Destemor: capacidade de olhar para qualquer situação em qualquer projeto e acreditar que existe um caminho para a solução. Não importa o tamanho do problema, o quão crítico são os riscos do projeto ou quais as implicações do fracasso, esses gerentes de projeto acreditam que têm a capacidade de superar tudo o que está à sua frente. Se eles não sabem como fazer, é porque ainda não descobriram e precisam continuar avançando. Eles levarão sua equipe sempre que puderem, mas se precisarem fazer isso sozinhos para que a equipe possa se concentrar em outros aspectos e evitar mais problemas, então é isso que farão.
- Visão: gerentes de projetos super-heróis nunca olham para uma situação e se perguntam o que está acontecendo. Eles entendem como todas as peças se encaixam e nunca perdem de vista o quadro geral, mesmo que se preocupem com alguns detalhes. Além do mais, conforme eles entendem os detalhes do que está ocorrendo, eles sempre sabem o que precisa ser feito. Mesmo quando todos os outros estão confusos sobre as implicações, inseguros sobre o caminho a seguir e com medo de que não haja maneira de evitar o desastre iminente que está a poucos minutos de distância, nosso super-herói está calmamente atribuindo tarefas e ajustando planos para garantir que a solução certa é implementada antes que as coisas fiquem terríveis.
- Determinação: Assim como o super-herói do filme que continua avançando conforme as explosões rasgam os prédios ao seu redor, nosso super-herói permanece resolutamente focado em entregar o resultado de sucesso, não importa o que esteja acontecendo ao seu redor. A confiança deles ajuda o resto da equipe a acreditar que pode haver uma luz no fim do túnel e cria uma atmosfera onde essa confiança e determinação podem crescer e se desenvolver até o ponto onde a equipe – individual e coletivamente – sabe que pode andar através de paredes metafóricas para fazer o projeto cruzar a linha de chegada.
- Comportamento calmo: você já viu um super-herói em pânico? Na verdade, não responda, porque pode ter havido um par deles. Mas, na maioria das vezes, os super-heróis são tão frios quanto o gelo, eles nunca ficam perturbados sem motivo e apenas olhar como eles podem ajudar a aqueles ao seu redor a se sentirem um pouco menos em pânico, um pouco mais prontos para continuar e lutar através dos problemas em vez de correr para debaixo da cama. Você reconhece um gerente de projetos super-herói apenas por olhar para ele em tempos de crise e sabe que ele vai prevalecer.
Esses poderes são realmente muito bons, mas se são traços de personalidade, como podemos aproveitá-los? Como podemos ser mais como super-heróis? Bem, acho que todos os gerentes de projetos de sucesso têm essas características, pelo menos até certo ponto. Portanto, o sucesso vem de saber como trazer essas características para o primeiro plano – como permitir que os gerentes de projeto vivam todo o seu potencial quando se trata de destemor, visão, determinação e comportamento calmo.
Os catalisadores
Como isso acontece? Quais são os catalisadores para essas características brilharem? Acredito que seja muito simples: tudo se resume a conhecimento e compreensão.
Os gerentes de projetos super-heróicos não são destemidos porque não conhecem o medo; é porque eles entendem por que o projeto está sendo feito, quais são as opções e alternativas, como obter suporte para quaisquer ajustes que sejam necessários, etc. Eles não são visionários porque têm uma habilidade estranha de ver o futuro, é porque eles entendem o contexto de negócios, conhecem as várias maneiras pelas quais o sucesso pode acontecer e sabem que suas abordagens terão suporte.
Sua determinação vem da crença em suas próprias habilidades, da confiança das partes interessadas e do fato de que construíram a melhor equipe possível ao seu redor para entregar o trabalho. Seu comportamento calmo reflete que eles sabem que a situação não vai melhorar como resultado do pânico, e que a melhor maneira de garantir que as coisas voltem ao normal é manter um ambiente onde todos sejam capazes de concentrar-se no trabalho que precisa ser feito.
Por mais legal que sejam, os super-heróis não são reais, são ficção, fantasia. Eles só existem entre as páginas dos livros, quadrinhos ou na tela do cinema. Na realidade, temos que ter sucesso com um grupo de pessoas “comuns”. Porém os melhores gerentes de projeto não são comuns; eles são excepcionais porque são capazes de fazer uso total das características que possuem e criar um ambiente que permite que todos deem o seu melhor sempre.
Deixe um comentário