Quais foram os desafios e os aprendizados da educação diante de um cenário de aulas remotas? O que esperar para 2021?
Desafios de 2020 e que continuam em 2021
1. Trabalhar em casa: Com a interrupção das aulas presenciais, o home office se tornou uma nova realidade, para os que podem fazê-lo.
2. Dominar a tecnologia: Se antes a tecnologia já era uma tendência na educação, durante as aulas remotas ela se mostrou absolutamente necessária. Em pouco tempo os professores tiveram que se apropriar de recursos, criar atividades e selecionar as melhores ferramentas para suas aulas. Tudo isso ainda foi acompanhado das dificuldades com a infraestrutura e conectividade disponíveis para os estudantes e professores.
3. Criar novas estratégias: As aulas remotas deixaram ainda mais evidente para os educadores que era preciso investir em novas tecnologias de ensino para conquistar o engajamento da turma.
4. Preservar vínculos socioafetivos a distância: Do outro lado da tela, além de pensar nos conteúdos, os educadores ainda se esforçam para manter o vínculo com os estudantes.
5. Gerenciar o cansaço: As aulas online, as medidas de distanciamento social e contexto da pandemia também trouxeram muito cansaço, para os professores, estudantes e famílias.
Aprendizados de um ano complexo
1. Lidar com emoções ;Diante de tantas pressões, uma crise sanitária, demandas e incertezas, 2020 também foi um ano para cuidar da saúde emocional e valorizar práticas de autocuidado.
2. Incorporar a tecnologia de vez na educação: Se tem algo que não deixou dúvidas em 2020 foi de que a tecnologia veio para ficar na educação.
3. Repensar a avaliação: Em um contexto de aulas remotas, os professores também tiveram que repensar o formato e papel da avaliação, que se tornou cada vez mais formativa, baseada no desenvolvimento de competências e no envolvimento dos estudantes durante as atividades. O formato tradicional de prova foi colocado em xeque no ambiente virtual.
4. Trabalhar em parceria com a família: Para que os estudantes pudessem continuar se desenvolvendo em casa, o apoio da família também foi fundamental neste ano.
O desafio de estudar e evoluir com a carreira
Mesmo com todos cenário que comentamos, desenvolver sua carreira por meio do estudo em 2021 será desafiador, porém nunca a oferta de cursos de qualidade foi tão alta.
Com esse foco, a EscoladeProjetos.pro.br lança o Curso de Fundamentos e Práticas em Gestão de Projetos, cujo foco são pessoas com projetos pessoais ou profissionais, assim como desafiadas a participar ou liderar alguma iniciativa nas empresas que trabalham. Gerentes de Projeto são bem-vindos também, pois as aulas estão 100% atualizadas com o PMBOK 6ª edição, porém não se trata de um curso preparatório para certificação, por exemplo. Até 24 de janeiro de 2021 o curso estará em pré-venda com desconto de 30%. O material está disponível para os alunos em 25 de janeiro, quando o valor volta ao normal.
Alguns pontos que você deve levar em conta:
- 1% da receita deste curso será destinada ao Instituto o Bem Nunca Para, que combate a fome no Brasil.
- O desconto de 30% estará vigente apenas durante a pré-venda, ou seja, até 24/01/2021, 23:59h.
- O curso permite afiliados, ou seja, você pode indicá-lo e ganhar comissões de até 15% com novos alunos.
- Você terá 90 dias para concluí-lo, após iniciado.
- O tempo de estudo previsto é de 25 horas, divididos em 10 horas de conteúdo em vídeo, 10 horas para aplicação na vida real e 5 horas para práticas com os modelos disponibilizados.
- Podcasts e artigos complementares toda semana.

Deixe um comentário