O gerente de projeto que vamos carinhosamente apelidar de Jason, está coletando histórias de terror. Ele e seu “cara” Freddy estão entrevistando muitos dos principais participantes e alguns trabalhadores experientes para seu próximo projeto de desenvolvimento de software. Jason e Freddy estão pedindo exemplos recentes em que o entrevistado não obteve os insumos necessários para concluir o trabalho dentro dos prazos.
Se este é um exercício um tanto quanto triste, então por que se preocupar? Jason deseja que as pessoas trabalhem como se a qualidade importasse, sem ficar repetindo comunicados, treinamentos e outras ações que não tiveram sucesso no passado. Em projetos recentes, os trabalhadores rejeitaram os esforços de qualidade pensando que eram muito burocráticos e demorados na organização severamente limitada em que trabalham. O fato é que a qualidade sai do radar em tempos de recessão. O resultado é que os problemas de qualidade estão piores do que nunca – e ameaçam o projeto de Jason.
Jason precisa motivar a equipe sabendo da situação atual e que ele não pode reiniciar e concluir novos esforços formais de qualidade antes de iniciar seu projeto. Ele precisa de uma nova tática.
O plano secreto
Jason precisa gerenciar informalmente para melhorar a qualidade em um projeto específico e reformular as questões de qualidade. Ele precisa se comunicar na linguagem da equipe obtendo o que precisa para fazer bem o seu trabalho. O time quer fazer um bom trabalho e se ressente quando forças além de seu controle o impede de ter sucesso.
- Colete “histórias de terror” representativas de todos os grupos de projeto. Pergunte sobre problemas recentes (incluindo os do último ano ou dois) e como a falta de insumos adequados causou algum problema. Por exemplo, faça o seguinte pedido: “Descreva situações recentes em que o seu trabalho atrasou ou foi inadequado porque as informações de que precisava de outro grupo eram de má qualidade.”
- Preparar. Use histórias coletadas para preparar comunicados que destacam problemas anteriores e motivem os trabalhadores a seguir as regras de trabalho do projeto para evitar os problemas. (Evite consequências políticas negativas omitindo detalhes do projeto e do grupo infrator; felizmente, não é relevante.) As comunicações devem incluir a importância de atrasos crescentes ou problemas de qualidade em potencial.
- Comunique esta mensagem durante a execução do projeto e novamente quando novas equipes forem adicionadas a projetos mais longos.
- Reforçar. Continue a comunicar e reconhecer exemplos positivos de escalonamentos e sucessos durante o projeto.
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