O texto de hoje é de autoria de Walter Edwards e por isso vamos mantê-lo em primeira pessoa para contarmos melhor sua história!
Quando comecei minha carreira em gerenciamento de projetos de TI, não sabia a diferença entre um roteador de rede e um switch. Meus olhos e ouvidos estavam bem abertos, tentando entender um novo mundo. Meus colegas tiveram a gentileza de fazer desenhos para me ajudar a entender o básico. Além disso, tive que aprender novos termos em inglês e japonês.
Alguns anos depois, comecei a trabalhar como GP (gerente de projetos) contratado neste local para clientes de diferentes setores. Não existem duas culturas corporativas exatamente iguais. Enquanto aprendia a me adaptar a diferentes ambientes, também estudava para o exame PMP. Um dos maiores benefícios que ganhei com isso foi aprender a ter uma abordagem estruturada para atingir um objetivo. No entanto, existem habilidades pessoais essenciais que eu também precisava para o trabalho.
Por meio de várias interações com profissionais de negócios, aprendi algumas lições valiosas.
- Seja responsável. Não há nada mais frustrante do que trabalhar com equipes que ainda não conseguiram entregar, mas não conseguem explicar o porquê. A responsabilidade tem um grande impacto no custo, no cronograma e na qualidade de um projeto. Um gerente de projeto deve cultivar a cultura de responsabilidade desde o início de um projeto.
Aqui estão alguns bons hábitos que ajudam:
- Sempre defina expectativas claras (por exemplo, inclua datas de vencimento para itens de ação).
- Acompanhe em tempo hábil e ofereça ajuda quando puder.
- Seja discreto ao lidar com questões delicadas (especialmente em um nível individual).
- Foco na comunicação em resultados.
Enquanto as equipes de projeto são responsabilizadas pelo gerente de projeto, as partes interessadas responsabilizam o GP. Mostrar responsabilidade consistente ajuda a ganhar confiança e torna mais fácil alavancar relacionamentos para resolver problemas.
- Trabalhe em seu fator de “simpatia”. Ser amigável e útil aumenta seu fator de “simpatia”, o que ajuda um GP a ser percebido como um jogador da equipe – e é muito útil quando lidera equipes em projetos difíceis. Concentre-se em exibir os seguintes traços de caráter:
- Aberto
- Consistente
- Paciente
- Positivo
- Afável
- Genuíno
- Confiável
- Empático
- Motivacional
Ninguém consegue mostrar todas essas qualidades o tempo todo, mas um bom gerente de projeto deve tentar ser a maioria delas na maior parte do tempo.
- Planeje (para o pior). Os projetos são configurados para produzir produtos, estabelecer serviços ou implementar processos. Os gerentes de projeto conduzem equipes e desenvolvem planos para ajudar a alcançar as metas do projeto.
Ao longo do caminho, existem obstáculos na forma de ambigüidade e incerteza. Às vezes, prazos são perdidos devido às dependências do cliente. Outras vezes, pode haver pressão para entregar, apesar dos principais objetivos não serem claros.
Mesmo com um plano bem pensado, é difícil se preparar para o desconhecido. Desde o início de qualquer projeto, um gerente de projeto deve usar seus recursos e se preparar para o pior. Tente:
- Potencialize os relacionamentos com os principais interessados.
- Forneça visibilidade contínua dos riscos do projeto.
- Mantenha as pessoas responsáveis por decisões importantes.
- Relacione continuamente os marcos aos benefícios do negócio.
A reação automática para o gerente de projeto inexperiente é entrar em pânico quando os projetos ficam em forma de pera. O truque é abraçar a ideia de que, na maioria das vezes, as coisas darão errado durante um projeto. Quando ocorrerem mudanças inesperadas (desagradáveis), pergunte-se o seguinte:
- Qual é o impacto para o projeto?
- Quais são os novos caminhos em direção aos objetivos do projeto existente?
- Essa mudança cria oportunidades adicionais?
- Existe algo que eu posso aproveitar agora que não podia antes?
- Comemore pequenas vitórias. Raramente o caminho para o sucesso é uma jornada tranquila do início ao fim. Quando os cronogramas ficam apertados e a pressão aumenta, as equipes geralmente ficam frustradas. Quando um marco é alcançado, parabenize a equipe. Planeje celebrações futuras com antecedência para motivar os membros da equipe a correr até a linha de chegada. Como mencionei anteriormente, como líder, o GP deve motivar as pessoas.
- Aprenda! Ao longo de qualquer projeto ou jornada na vida, é crucial periodicamente dar um passo para trás e observar o progresso e o crescimento geral. Reserve um tempo para revisar as lições aprendidas e siga em frente com confiança, sabendo que você é capaz de alcançar muitos outros objetivos à frente.
Texto de Walter Edwards
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