5 dicas para novos gerentes de projeto (e experientes também)!

O texto de hoje é de autoria de Walter Edwards e por isso vamos mantê-lo em primeira pessoa para contarmos melhor sua história!

Quando comecei minha carreira em gerenciamento de projetos de TI, não sabia a diferença entre um roteador de rede e um switch. Meus olhos e ouvidos estavam bem abertos, tentando entender um novo mundo. Meus colegas tiveram a gentileza de fazer desenhos para me ajudar a entender o básico. Além disso, tive que aprender novos termos em inglês e japonês.

Alguns anos depois, comecei a trabalhar como GP (gerente de projetos) contratado neste local para clientes de diferentes setores. Não existem duas culturas corporativas exatamente iguais. Enquanto aprendia a me adaptar a diferentes ambientes, também estudava para o exame PMP. Um dos maiores benefícios que ganhei com isso foi aprender a ter uma abordagem estruturada para atingir um objetivo. No entanto, existem habilidades pessoais essenciais que eu também precisava para o trabalho.

Por meio de várias interações com profissionais de negócios, aprendi algumas lições valiosas.

  1. Seja responsável. Não há nada mais frustrante do que trabalhar com equipes que ainda não conseguiram entregar, mas não conseguem explicar o porquê. A responsabilidade tem um grande impacto no custo, no cronograma e na qualidade de um projeto. Um gerente de projeto deve cultivar a cultura de responsabilidade desde o início de um projeto.

Aqui estão alguns bons hábitos que ajudam:

  • Sempre defina expectativas claras (por exemplo, inclua datas de vencimento para itens de ação).
  • Acompanhe em tempo hábil e ofereça ajuda quando puder.
  • Seja discreto ao lidar com questões delicadas (especialmente em um nível individual).
  • Foco na comunicação em resultados.

Enquanto as equipes de projeto são responsabilizadas pelo gerente de projeto, as partes interessadas responsabilizam o GP. Mostrar responsabilidade consistente ajuda a ganhar confiança e torna mais fácil alavancar relacionamentos para resolver problemas.

  1. Trabalhe em seu fator de “simpatia”. Ser amigável e útil aumenta seu fator de “simpatia”, o que ajuda um GP a ser percebido como um jogador da equipe – e é muito útil quando lidera equipes em projetos difíceis. Concentre-se em exibir os seguintes traços de caráter:
  • Aberto
  • Consistente
  • Paciente
  • Positivo
  • Afável
  • Genuíno
  • Confiável
  • Empático
  • Motivacional

Ninguém consegue mostrar todas essas qualidades o tempo todo, mas um bom gerente de projeto deve tentar ser a maioria delas na maior parte do tempo.

  1. Planeje (para o pior). Os projetos são configurados para produzir produtos, estabelecer serviços ou implementar processos. Os gerentes de projeto conduzem equipes e desenvolvem planos para ajudar a alcançar as metas do projeto.

Ao longo do caminho, existem obstáculos na forma de ambigüidade e incerteza. Às vezes, prazos são perdidos devido às dependências do cliente. Outras vezes, pode haver pressão para entregar, apesar dos principais objetivos não serem claros.

Mesmo com um plano bem pensado, é difícil se preparar para o desconhecido. Desde o início de qualquer projeto, um gerente de projeto deve usar seus recursos e se preparar para o pior. Tente:

  • Potencialize os relacionamentos com os principais interessados.
  • Forneça visibilidade contínua dos riscos do projeto.
  • Mantenha as pessoas responsáveis ​​por decisões importantes.
  • Relacione continuamente os marcos aos benefícios do negócio.


A reação automática para o gerente de projeto inexperiente é entrar em pânico quando os projetos ficam em forma de pera. O truque é abraçar a ideia de que, na maioria das vezes, as coisas darão errado durante um projeto. Quando ocorrerem mudanças inesperadas (desagradáveis), pergunte-se o seguinte:

  • Qual é o impacto para o projeto?
  • Quais são os novos caminhos em direção aos objetivos do projeto existente?
  • Essa mudança cria oportunidades adicionais?
  • Existe algo que eu posso aproveitar agora que não podia antes?
  1. Comemore pequenas vitórias. Raramente o caminho para o sucesso é uma jornada tranquila do início ao fim. Quando os cronogramas ficam apertados e a pressão aumenta, as equipes geralmente ficam frustradas. Quando um marco é alcançado, parabenize a equipe. Planeje celebrações futuras com antecedência para motivar os membros da equipe a correr até a linha de chegada. Como mencionei anteriormente, como líder, o GP deve motivar as pessoas.
  2. Aprenda! Ao longo de qualquer projeto ou jornada na vida, é crucial periodicamente dar um passo para trás e observar o progresso e o crescimento geral. Reserve um tempo para revisar as lições aprendidas e siga em frente com confiança, sabendo que você é capaz de alcançar muitos outros objetivos à frente.

Texto de Walter Edwards

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