Watchmen: “Easter Eggs” e surpresas nos créditos iniciais!

thumb-watchmen-easter-eggsATENÇÃO: Este post é um grande spoiler sobre um trecho do filme Watchmen! Leia por sua própria conta e risco!
Como vocês podem ter percebido, Watchmen – O Filme, tem sido nosso assunto predileto nos últimos dias. Ao assistir o filme nos cinemas (recomendamos, vá!), logo de cara somos presenteados com a melhor sequência de créditos iniciais que já vi. É uma sequência contando diversos fatos históricos que, além de explicar rapidamente quem são os Minutemen, situam o expectador no contexto do filme. O blog io9 listou uma série de Easter Eggs, isto é, referências camufladas nesta abertura, que compartilhamos a partir de agora com você!

Primeiramente, vamos ao vídeo (SENSACIONAL) com os créditos iniciais, embalados por Bob Dylan com a música The Times They Are A-Changin’. Mais apropriada, impossível.

Enxugue os olhos e reveja novamente em formato fullscreen, prestando atenção aos detalhes das cenas. Conseguiu identificar algo?

Analisando bem as imagens podemos ver várias referências:

1- Quando Nite Owl esmurra um bandido. Reparem que existe ao fundo várias capas de Batman #1. O local da cena nada mais é do que a saída da Casa de Ópera de Gotham City, lugar onde o casal de ricaços, Sr e Sra Wayne seria brutalmente assassinado, dando origem a passado remoto de Batman/Bruce Wayne! Olhe com atenção a imagem abaixo e confira! Maior homenagem à DC, impossível!

watchmen-batman


2- Repare na sequência que mostra o avião com a figura de Sally Jupiter. Já viu este avião em aglum livro de história? Nós explicamos: Enola Gay foi o nome dado ao bombardeiro B-29 que lançou a bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945. Foi pilotado pelo coronel Paul Tibbets Jr., então com 30 anos, comandante do 509º Grupamento Aéreo dos Estados Unidos, que desde fevereiro de 1945 preparava-se para a missão. A fim de realizá-la, Tibbets escolheu pessoalmente um quadrimotor B-29, batizando-o com o nome Enola Gay em homenagem à sua mãe.

Compare as imagens:

enolagaywatchmen


3- A capa mortal. Muito sempre se falou sobre a utilidade das capas dos super-heróis. Dollar Bill, antigo vigilante, morreu justamente por causa da sua, ao ficar presa em uma porta giratória, tornando-se alvo fácil. Uma brincadeira para ilustrar uma boa ideia.

capas


4- A Última Ceia. Talvez essa seja a referência mais fácil de se observar durante esta sequência, dada a familiaridade da pintura de Da Vinci. Compara a cena com o quadro original:

santa-ceia-watchmen

santa-ceia


5- O assassinato de John Kennedy. Esta na verdade não é referência, mas uma adaptação história, mostrando o Comediante como verdadeiro atirador no caso JK.

jfkshooter


6- O globo de vidro de Laurie. Esta é apenas uma referência a uma sequência dos quadrinhos, que não foi filmada mas mereceu uma pontinha. Repare sobre a TV ligada… os flocos de neve até estão agitados.

globe


7- Fidel Castro na Rússia! É o mundo se armando até os dentes…

whowascastro


8- Watchmen também é música! Repare nesta cena. Uma das referências mais bacanas dos créditos, logo ao seu final, quando Ozymandias (apelidado como Ozzy por alguns, durante o filme, sacou?) revela sua identidade e digamos… “sai do armário” (nada relacionado a sua sexualidade, diga-se). Veja que ao se virar de costas e caminhar, cumprimenta duas figuras à esquerda na vídeo. São eles David Bowie e Mick Jagger! Já a direita, chamando atenção, um grupo bem “alegre” e fantasiado, que todo mundo conhece: Village People!

musica-watchmen

david-mick-village


[atualizandoobrigado pelas dicas!]

9- Homenagem a Alfred Eisenstaedt, lendário fotojornalista.

watchmen-alfred

Esta é uma das fotos mais célebres do mundo, conseguida em 15 de Agosto de 1945, no dia em que se comemorava a vitória dos Aliados na II Guerra Mundial. segundo o próprio: “Estava na Times Square e reparei num marinheiro que andava a agarrar todas as miúdas por quem passava. Fui atrás dele enquanto ia olhando para trás do ombro. Então, de repente, numa fracção de tempo, vi qualquer coisa branca a ser agarrada. Virei-me e cliquei no momento em que o marinheiro beijava a rapariga. Tirei exactamente quatro fotos. Foram conseguidas em poucos segundos.” A foto transformou-se em símbolo de uma época porque um beijo bastou para resumir três importantes eventos verificados a partir de 1945: a vitória aliada, o regresso a casa de muitos milhares de soldados e o chamado baby boom – período imediatamente a seguir ao termo da II Grande Guerra Mundial e durante o qual se verificou um crescimento exponencial da taxa de natalidade.
Mais que oportuna a homenagem, o momento é auto-explicativo. Acrescente o fato do beijo ser dado por Silhouette, vigilante lésbica. Compare o original acima com a imagem do vídeo:
watchmen-lesbicas


10- Homenagem a Andy Warhol, artista multimídia que revolucionou a pop art.

watchmen-coruja

Andy Warhol realmente era multimídia. Como artista plástico, utilizava dos motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores. Além das serigrafias Warhol também se utilizava de outras técnicas, como a colagem e o uso de materiais descartáveis, não usuais em obras de arte. Além disso, se aventurou no cinema e na música, deixando sua marca e influência até hoje. Pensando bem, Watchmen também foi marcante, tanto nos quadrinhos quanto no cinema, a partir de agora.

watchmen-andy-warhol


Claro que durante todo o filme, várias outras referências aparecem, mas não de forma tão condensada como no início. Se você encontrou mais alguma mande pra gente!

Fontes: Videolog e io9 , além da Wikipedia e as dicas de nossos leitores!

24 respostas

  1. Olha, eu acho que a única referência mais óbvia que vocês pularam foi a da foto do Alfred Eisenstaedt. http://graphics8.nytimes.com/images/2007/08/06/nyregion/06kiss.2_span.jpg

  2. Valeu pela dica Yasmine.

  3. Uma outra bem fácil também é o Andy Warhol e uma nova versão, com o coruja, de sua famosa pintura da Marilyn Monroe.

  4. @Jones, @Yasmine,

    Obrigado pelas dicas! Já as incluimos no corpo do texto.

    Se em pouco mais de cinco minutos de filme tivemos este número de referências, imagine o que há solto no filme completo e ainda nos 56 minutos extras prometidos na versão do DVD pelo diretor!

    Continuem apontando o que encontrarem!

    Abs!

  5. Do lado do Warhol, se não me engano, está Truman Capote

  6. O homem de cachecol ao lado de Andy Warhol, é o Truman Capote.
    Em outro plano, o Ozymandias é fotografado pela Annie Leibovitz.

  7. O monge que ateou fogo em si, como protesto no Vietnã. ( faltando 2:15) Foto famosa.

    A garota hippie que coloca a flor na arma (faltando 1:33) outra foto famosa

    A chegada do Homem a Lua

    A cena do Ozymandias com o David Bowie e Mick Jagger eles estão na porta Studio 54 (uma das mais famosas boates) http://pt.wikipedia.org/wiki/Studio_54

    Os protestos contra os mascarados acontecem na mesma época que (na realidade) aconteceram os protestos pelos direitos civis da população negra americana.

  8. […] >> Watchmen: “Easter Eggs” e surpresas nos créditos iniciais! […]

  9. Poderiam tb colocar outros de fora da abertura, como um boneco do superman sendo queimado e os filmes que passam na cena de controle do Ozzy como Rambo e Mad Max.

  10. Na sequencia de Andy Warhol ele está ao lado d Truman Capote, grande jornalista.

  11. […] Watchmen: “Easter Eggs” e surpresas nos créditos iniciais! […]

  12. Neil Armstrong na lua dizendo “Good luck, Mr. Grosky”, se refere a uma frase enigmática realmente dita por Neil e que por anos foi um mistério. Alguns pensaram que era uma frase em código para os russos, mas anos depois Neil explicou a frase:
    Quando ele era criança, ele tinha um vizinho chamado Gorsky e certa vez ouviu a esposa desse vizinho brigando com o marido, dizendo: “Vc quer sexo oral??? Isso só vai acontecer quando o menino da casa ao lado pisar na Lua!”

    Durante uma discussão com Sally, há uma cena na TV que mostra um homem em chamas. Esse era um protesto comum no Vietnã na época da Guerra: para gerar comoção mundial e provocar protestos pela paz, muitos monges procuravam câmeras e repórteres e se incendiavam na frente deles com a ajuda de outros monges. (Imolação dos monges). Cenas como essa provocavam movimentos pela paz em todo mundo, inclusive nos EUA.
    Uma dessas cenas pode ser vista abaixo
    CUIDADO! IMAGEM DE CONTEUDO FORTE PARA ALGUNS
    http://reinehr.org/historia/imagens-que-marcaram-a-historia/a-auto-imolacao-de-tchich-quang-duc

    A Cratera em forma de smilie na lua realmente existe…
    Só procurar por Mars smiley face no google

  13. Avatar de Fernando Boente
    Fernando Boente

    O homem ao lado de Fidel Castro foi o presidente da URSS durante os anos de 1977 a 1982, Leonid Brejnev.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonid_Brejnev

  14. Uma pergunta somente, pq na comunidade não souberam responder: a cena do assassinato do Kennedy é a real ou foi produzida para o filme? Se foi produzida está perfeita e se foi a real, nunca foi vista de forma tão nítida e sequenciada. Alguém sabe me dizer?

    Grato

  15. Avatar de Marcelo Araujo
    Marcelo Araujo

    O número do quarto do Comediante é 300 – não está na abertura, mas é referência ao filme anterior de Znyder e, claro, à HQ.

  16. A cena do assassinato foi produzida para o Filme e não a real. Basta comparar com a cena real no Youtube.

  17. […] Textos Carnaval sem festa Lenda ou verdade Funcionário do Mês HQ do Homem-Aranha com participação de Obama chega ao Brasil Como fazer uma crônica Surpresas nos créditos de abertura de Watchmen […]

  18. Genial as referências! Post nota 10!

  19. Cada coisa que vejo/leio sobre Watchmen só me faz gostar mais ainda dessa grande obra da literatura mundial.

    Que foda, eu não tinha reparado em todos esses detalhes na abertura!! Isso que assisti várias vezes!

    Muito legal, grande post esse, parabéns!

  20. tem mais um, sobre aquela parte em aque a rip ponhe a margarida na arma, faz uma referencia a essa foto do Marc Riboud

    http://notasaocafe.files.wordpress.com/2007/06/kasmir1.jpg

  21. Na parte em que a multidão pacifista é alvejada pela polícia militar, eu creio que o realizador quis significar uma realidade alternativa em que o movimento pacifista (e o próprio movimento hippie) foram sufocados à nascença ou perderam a própria razão de existir (a Guerra do Vietnã foi curta demais para gerar protesto pois a o dr. manhattan a resolveu em uma semana). Se repararem, os top knots, as gangues que povoam o universo de Watchmen, são herdeiros dos punks sem a componente hippie. Acho essa cena muito forte, a moça colocando a flor no cano da arma, sem qualquer comoção pela parte da tropa.
    Outra referência subtil mas muito legal é a de o comediante puxar duas fumaças de seu charuto quando atira no JFK. Segundo testemunhas, duas colunas de fumaça se ergueram detrás do muro no momento dos disparos.

  22. ótimas referencias, eu tinha notado algumas, outras não.
    O filme é ótimo! Melhor só os quadrinhos que na minha opinião é perfeito.
    Pena que o filme foi muito criticado, o que eu achei bem errado, foi uma ótima adaptação.

  23. O apartamento onde o Comediante é assassinado é o número 300, referencia ao filme do mesmo diretor (Zack Snyder).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *