Um ano atrás, ou seja, março-abril de 2020, muitos de nós começamos com o tão falado trabalho virtual – o home office. Confesso que não era algo totalmente novo para mim – eu já trabalhava em casa um ou dois dias por semana. No entanto, há uma grande diferença entre o trabalho virtual ocasional e o trabalho remoto de longo prazo.
Várias empresas anunciaram que o trabalho virtual de longo prazo será sua política no futuro. Isso significa que a natureza improvisada do trabalho virtual que adotamos em 2020 não é mais o suficiente. É hora de buscar maneiras de melhorar nosso desempenho, conforto e felicidade. Especificamente, existem erros de trabalho virtuais individuais e de equipe a serem evitados.
Erros de trabalho virtual pessoal
Comece com seus comportamentos de trabalho virtuais, primeiro com base no princípio do cinto de segurança da companhia aérea. Não é fácil encorajar os membros da equipe do projeto a adotar novos hábitos se você não testou novas ideias. Especificamente, certifique-se de não cometer estes três erros:
1. Síndrome de fora da vista, fora da mente
Goste ou não, a maioria das pessoas na organização não pensa em você ou no seu projeto na maior parte do tempo. Sem o contexto de um escritório físico, é fácil ser ignorado. O problema é especialmente significativo para os trabalhadores mais jovens.
De acordo com um artigo do National Post publicado em 23 de fevereiro, alguns jovens profissionais estão adotando uma abordagem inovadora para resolver esse problema: “Para o engenheiro de software Ife Ojomo, de 23 anos, o trabalho remoto tornou seu trabalho duas vezes mais difícil de ser visto e ouvido – até mesmo iniciando um podcast no trabalho para que ela pudesse conhecer a equipe sênior. “
Solução: confiar em encontros casuais em corredores não vai adiantar para manter uma visibilidade positiva. Em vez disso, você precisa definir proativamente lembretes para se conectar com as pessoas, especialmente aquelas em funções de gerenciamento acima de você.
2. Ferramentas e equipamentos inadequados para trabalho remoto
Quantas horas por dia você senta em uma cadeira e mesa para trabalhar? Sua resposta pode ser seis, oito ou mais. Com esse tempo gasto sentado, a mobília adequada é importante. Se sua cadeira de trabalho não for ajustável e não tiver recursos ergonômicos, pode ser hora de gastar dinheiro para comprar uma nova. Da mesma forma, se você tiver um grande número de videoconferências, considere comprar um anel luminoso (vários deles estão disponíveis no mercado).
A solução para esse erro é comprar novos equipamentos e móveis para tornar seu trabalho mais confortável. Certamente, pergunte se seu empregador cobrirá os custos. Suponha que eles não pensem em pagar do bolso.
Dica: Verifique se sua empresa tem uma provisão para reduzir o custo do trabalho remoto.
3. Falta de desligamento e ritual de transição
Quando seu escritório e sua casa se misturam, é difícil mudar os modos. Eu tinha um ritual de ouvir podcasts no caminho para casa na era pré-COVID. Era um pequeno gesto para encerrar a jornada de trabalho. Para ser claro, aprecio quanto tempo e dinheiro economizo trabalhando em casa e evitando o trajeto tradicional. No entanto, a falta de separação clara pode causar problemas como permanecer preocupado com problemas de trabalho enquanto estiver em casa.
Solução: Desenvolva um pequeno “ritual de desligamento do trabalho” no final do dia de trabalho. Meu processo é simples: escrevo as três principais tarefas da lista de tarefas do dia seguinte e, em seguida, desligo o telefone e o laptop do trabalho. Todo o processo leva cinco minutos e me ajuda a sair da jornada de trabalho.
Erros de trabalho da equipe virtual
4. Não confiar nos membros da sua equipe com expectativas claras
Não confiar em sua equipe para concluir seu trabalho em um ambiente de trabalho remoto é um erro grave. Infelizmente, alguns gerentes de projeto têm o hábito de “gerenciar andando por aí”. Sem a capacidade de entrar e pedir atualizações informais de status, como um gerente de projeto pode garantir o andamento do projeto?
Se você tem dúvidas sobre sua capacidade de gerenciamento remoto, você não está sozinho. Uma pesquisa com 215 gerentes publicada na Harvard Business Review no ano passado descobriu que “cerca de 40% dos 215 supervisores e gerentes em nosso estudo expressaram baixa autoconfiança em sua capacidade de gerenciar funcionários remotamente”.
Solução: deixe as expectativas do projeto claras para todos os envolvidos no projeto e desenvolva uma cadência de relatórios semanais. Considere apenas métodos de monitoramento mais intensivos para membros da equipe que precisam de mais suporte.
5. Deixar de oferecer oportunidades de crescimento
Contribuir para um projeto é uma das melhores oportunidades para um profissional individual crescer profissionalmente. É uma oportunidade de conhecer novas pessoas, aprender novas habilidades e ter uma boa apresentação na frente dos executivos. Infelizmente, o ambiente de trabalho remoto nem sempre suporta o crescimento.
Uma pesquisa do setor relatada pela Talent LMS sugere que 72% dos entrevistados seriam “mais propensos a permanecer com sua empresa no longo prazo se ela fornecesse treinamento”. Da mesma forma, se um gerente de projeto desenvolve uma reputação de fornecer oportunidades de treinamento e crescimento, será mais fácil atrair e reter membros da equipe do projeto.
6. Não ter tempo para socializar
A maioria das pessoas gosta da oportunidade de se socializar, mesmo que você se identifique como introvertido. Infelizmente, uma conversa casual é mais difícil em um ambiente remoto. Além de socializar os benefícios da felicidade, há um argumento de produtividade no mundo real para dar tempo para a socialização entre os membros da equipe do projeto.
Socializar ajuda a aumentar a confiança entre as pessoas, o que significa maior produtividade. Pesquisa publicada no Journal of Economic Behavior & Organization encontrou “uma relação positiva entre três medidas de desempenho no local de trabalho (desempenho financeiro, produtividade do trabalho e qualidade do produto ou serviço) e quatro medidas de confiança dos funcionários (com base no nível médio de confiança dos gerentes no local de trabalho). “
Solução: Procure maneiras de inspirar maior confiança e conexão entre as pessoas no projeto. As táticas específicas que você usará dependerão de suas habilidades e das inclinações dos membros de sua equipe. Como ponto de partida, sugiro reservar um tempo para bate-papos virtuais no café e conversas informais em reuniões.
Agora que você conhece alguns dos erros mais comuns, entre em ação. Escolha dois erros deste artigo com os quais você tem lutado e se comprometa a tomar medidas proativas para evitar esses problemas.
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