Vamos colocar um pouco de gentileza no gerenciamento de projetos?

Trabalho como gerente de projetos a quase 15 anos e tenho visto uma tendência geral de nosso ofício se tornar cada vez mais focado em KPIs, metas e desempenho. Embora não sejam coisas ruins, pessoalmente acredito que o gerenciamento de projetos deve girar mais em torno de pessoas e liderança, afinal como costumo dizer, projetos são feitos por pessoas, para pessoas. Acho que todos nós precisamos trabalhar para tornar o gerenciamento de projetos mais humano novamente.

Meus alunos, colegas de equipe de projeto ou leitores do meu site, estão acostumados com estemeu viés. Sim, precisamos de metas e KPIs e qualquer uma das ferramentas de liderança que aprendemos. No entanto, estes devem ser usados ​​mais como ferramentas de tomada de decisão e não resultar em medidas punitivas.

O que isso significa é que, se um indivíduo ou um grupo não atingir um KPI, em vez de puni-los ou pontuá-los mal, o líder precisa observar três coisas:

  • Onde eu, como líder, falhei em capacitar os membros da equipe?
  • O que pode ser feito de diferente para atingir o KPI ou a meta daqui para frente?
  • O KPI/objetivo foi realista e alcançável para as pessoas envolvidas nas circunstâncias atuais?

Então, como colocamos a gentileza na equação e o que ela alcança?

  1. Comece com sua atitude.
    Como líderes, precisamos continuar nos perguntando se temos a atitude certa em relação a cada um dos membros de nossa equipe – mesmo aquele que continua nos criticando da maneira errada. Este é um processo contínuo em nossa jornada de liderança; precisamos nso policiar e ajustar nossa atitude conforme e quando necessário.

Olhe para cada indivíduo em sua equipe e pergunte a si mesmo se você está sinceramente disposto a ajudar essa pessoa a crescer. Você, como líder, deve ser aquele que capacita o indivíduo e o ajuda a crescer e superar suas próprias expectativas.

Para isso, você precisa estar disposto e capacitado para ajudá-los em sua jornada individual. Alguns vão crescer mais rápido do que outros, alguns vão parecer presos por um tempo. O segredo da verdadeira “nutrição” é identificar quem precisa do que em determinado momento.

  1. A inteligência emocional é essencial.
    A inteligência emocional tem duas partes e, mais uma vez, começa com você. Se você aprender a conhecer a si mesmo e como reage (e quando e qual fator externo influencia isso), poderá aplicar esse conhecimento também a outras pessoas.

A primeira coisa que precisamos entender é que todos nós temos nossa maneira característica normal de agir e reagir, mas isso muda drasticamente quando estamos sob estresse ou nos sentimos atacados. Isso significa que estamos entrando em conflito. Isso acontece com todo mundo às vezes e não há nada do que se envergonhar.

Mas precisamos aprender a identificar isso e encontrar uma saída. Isso significa que, quando começo a agir fora do meu papel, preciso identificar o que ocorre e conscientemente parar para pensar e ajustar minha reação.

Se aprendermos a identificar essas mudanças também nas ações/reações dos membros de nossa equipe, seremos capazes de identificar quando elas entram em conflito. Uma vez que identificamos isso, também precisamos aprender como ajudá-los a sair da situação.

Dizer a eles “saia dessa” definitivamente não é a abordagem correta. Ensinar-lhes não vai ajudar. É aqui que a nutrição em uma abordagem individualizada é o segredo para o sucesso. Quando você conhece bem um membro de sua equipe, será capaz de identificar o que o ajudará como indivíduo a sair dessa situação de conflito e voltar ao seu estado normal de felicidade:

  • Eles precisam de encorajamento?
  • Eles precisam de um tempo?
  • Eles precisam ser removidos da situação temporariamente?
  • Eles precisam de ajuda física?
  • Cabe a você identificar o que vai ajudar o indivíduo nesta situação particular e então dar-lhe o apoio de que necessita.

Para realmente se tornar emocionalmente inteligente, uma das melhores abordagens é se envolver com sua equipe. Saiba o que está acontecendo em suas vidas. Eles podem ter enormes estressores acontecendo em suas vidas pessoais, e isso afetará seu desempenho. Pense em um momento em que você teve uma crise pessoal, particular. Isso afetou seu desempenho! Somos seres humanos e temos emoções.

Se nós, como gerentes de projeto, aprendermos a identificar quando os membros de nossa equipe estão entrando em conflito e reagirmos com gentileza para alimentá-los durante uma crise, estaremos nos tornando verdadeiros líderes. Situações como essa também irão unir a equipe e ajudar a dinâmica da equipe a longo prazo.

  1. Construir inteligência de relacionamento.
    Neste trecho, estou me referindo à “inteligência de relacionamento” como a habilidade de construir relacionamentos intencionais, de identificar relacionamentos entre indivíduos e a capacidade de desenvolvê-los propositalmente para unir a equipe. Não estou me referindo à inteligência de relacionamento de dados utilizada no setor de software.

A inteligência emocional pode ser levada a outro nível, olhando para os relacionamentos. Para mim, a inteligência de relacionamento é o próximo passo lógico. Mais uma vez, tem várias engrenagens que trabalham juntas…

Seu relacionamento com os membros de sua equipe
O primeiro fator que precisamos observar é a construção de relacionamentos profundos com cada um dos membros de sua equipe. Você precisa encontrar algo que o conecte com essa pessoa. Podem ser coisas tão diversas quanto:

  • Torcer pelos mesmo times ou esportes
  • Passatempo compartilhado
  • Participação de um mesmo clube ou associação
  • Instituições de ensino em comum
  • Carreira semelhante
  • Situação familiar semelhante
  • Oriundos da mesma área

Encontre qualquer coisa que o conecte a essa pessoa e tente construir um relacionamento em torno disso. Quando você identifica o que o conecta com essa pessoa, você pode construir sobre isso. Discuta o último resultado do seu time de futebol favorito. Discuta a última palestra que foi dada em sua área. Discuta qualquer coisa sobre seu hobby e e por aí vai…

Isso irá ajudá-lo a construir um vínculo que pode crescer em um relacionamento mais profundo. Trabalhar com alguém com quem você tem essa conexão compartilhada não apenas se beneficiará da confiança que você ganha, mas também ajudará em situações de conflito. É muito mais difícil brigar com um amigo por muito tempo; você vai tentar resolver a situação e colocar sua amizade de volta aos trilhos.

Se você estiver em conflito com algum membro da equipe, também precisará encontrar soluções. Soluções que funcionam para ambas as partes.

Relacionamentos entre os membros da equipe
O segundo fator é observar os relacionamentos entre os membros da equipe. Procure por conflitos, ciúmes, contradições, etc. Isso pode reduzir drasticamente o desempenho da equipe e precisa ser resolvido.

Os membros da equipe em questão precisam sentar e conversar. Você pode ter que funcionar como um árbitro às vezes para encontrar soluções reais. E lembre-se, seu objetivo é encontrar soluções – não descobrir quem está certo ou quem é melhor.

Como os membros da equipe envolvidos podem trabalhar juntos?

  • Fatores que influenciam os relacionamentos: Observe o caráter e os traços de personalidade dos membros de sua equipe. Identifique o que neles pode causar conflito em você ou em um dos outros membros da equipe e, em seguida, encontre abordagens que possam evitar esses conflitos e transformá-los em oportunidades. Tenha discussões em equipe e crie um estatuto de equipe que estabeleça como os membros da equipe trabalharão juntos e como resolverão quaisquer conflitos.
  • Aprenda a transformar problemas de relacionamento em oportunidades. Se você tem dois ou mais membros da equipe (incluindo você) com opiniões diferentes sobre algo, transforme isso em um debate onde você analisa as vantagens e desvantagens de cada opinião e apresenta uma solução.

Você pode perguntar: “O que tudo isso tem a ver com bondade ou gentileza?” Aqui estão alguns pontos:

  • A gentileza começa com você mesmo. Quando você decide desenvolver e nutrir cada membro da equipe para extrair o melhor deles, você está sendo gentil com eles.
  • Ao entrar em contato com os membros da equipe e descobrir o que está acontecendo em suas vidas para ajudá-los e capacitá-los, você está mostrando bondade para com eles.
  • Quando você ajuda o membro de sua equipe em um momento difícil e talvez até reduzindo sua carga de trabalho até que ele possa ter um desempenho completo novamente, você está mostrando gentileza
  • Ao analisar onde você falhou com seu membro da equipe quando ele não conseguiu dar o melhor de si, você está mostrando gentileza
  • Quando você constrói relacionamentos intencionais e significativos com os membros de sua equipe, você está sendo gentil e será capaz de liderá-los com gentileza.

Acho que você entendeu a essência. Ao mostrar e praticar a gentileza, você trará o melhor de cada membro de sua equipe e sua equipe terá um desempenho melhor a longo prazo. Trazer gentileza para sua liderança é a melhor maneira de obter sucesso duradouro.

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