Seu estilo de liderança se parece com fazer salsicha?

Sou um grande fã de salsichas. Seja italiano, bratwurst, chouriço, kielbasa ou andouille, adoro o tempero e aquele estalinho  da casca quando você morder. 

Ok, agora é aquele momento que você me diz tudo o que vai na salsicha: as partes mais indesejáveis ​​do animal, incluindo órgãos, vísceras, cabeça e outras partes nas quais prefiro não pensar. 

Nunca tive oportunidade de ver a preparação de salsichas, e por uma questão de princípio; Não quero porque sei que ficaria enojado e isso arruinaria meu apetite cada vez que comesse um cachorro quente. Eu escolho permanecer feliz e ignorante sobre o processo de fabricação de salsichas.

No que se refere à liderança, tenho visto muitos líderes que são capazes de fazer as coisas, mas o processo em que o fazem é feio. 

O resultado final pode ser positivo, mas como eles chegaram lá foi preenchido com estresse desnecessário, drama, retrabalho e desperdício de energia ao longo do caminho. Ou seja, feio igual deve ser o processo da salsicha. 

Na verdade, eu sabemos de líderes que  prosperam no caos; trabalhando o tempo todo, cochilando em seu escritório, sobrevivendo com café, Cheetos e Coca-Cola. Com uma entrega bem-sucedida, o líder recompensa e é recompensado por seu heroísmo na entrega e pelos sacrifícios pessoais feitos. 

Claro que algumas vezes, há realmente uma necessidade do gerente e do time de um projeto, mesmo que bem planejado e executado, queimar a cachola até meia-noite. 

Não são dessas situações que estou falando; é quando o líder deixa de planejar e executar o trabalho deliberadamente, resultando em desperdício de energia, perda de produtividade e nervosismo. 

Sendo agora bem claro sobre isso:  não é suficiente entregar resultados consistentemente e deixar um rastro de cadáveres pelo caminho; você precisa entregar resultados por meio de planejamento e execução. 

Tudo bem, pode ser que o planejamento precise acontecer simultaneamente com alguma execução, isso não é pecado e faz parte do Gerenciamento de Mudanças. Certamente fiz isso quando tive que trabalhar para cumprir datas restritas de algum projeto meu. 

Quando, ao terminar um projeto faça-se a seguinte pergunta: “Minha equipe me seguiria para a batalha novamente?”

A resposta a essa pergunta é um reflexo direto sobre a capacidade do líder de planejar e executar o trabalho deliberadamente. Você, líder de projetos, pode não saber, mas somos constantemente submetidos a esta avaliação: o time gostaria de fazer outro projeto com você, mesmo que desafiador?

Você é um líder que realiza as tarefas, mas cria atritos desnecessários com sua equipe, gerente ou stakeholders? 

Dê uma olhada nessas quatro dicas para ajudá-lo a ser um líder que executa sem drama e estresse:

  • Planeje o trabalho deliberadamente no formato o quê / quem / quando  – Ao delinear o trabalho a ser executado, seja preciso sobre o que precisa ser feito, quem precisa fazer (sem atribuições para “equipe”) e quando precisa ser feito ( não “o mais rápido possível” ou “TBD”). Se houver um produto de trabalho tangível associado ao quê, certifique-se de ter clareza quanto ao que o produto de trabalho precisa incluir.

  • Capacite onde você puder  – você conhece o termo Capacitação Intencional? Ele descreve quatro etapas claras sobre o que um líder precisa fazer para criar seguidores com poder. Capacitar sua equipe não apenas permite que mais seja feito; também cria uma força de trabalho mais feliz e produtiva.    

  • Estabeleça uma cadência de comunicação clara  – Desenvolva um plano de comunicação para os membros da equipe, seu gerente e as partes interessadas para mantê-los informados sobre o progresso e minimizar interrupções de trabalho devido a confusão ou desalinhamento do trabalho. Seja claro sobre o que é comunicado, sua frequência e o modo (e-mail, reunião, etc.) em que ocorre a comunicação.

  • Esteja disponível e responda aos pedidos de ajuda  – Acontecem coisas que podem afetar o trabalho planejado, as datas de entrega ou a participação de membros da equipe ou partes interessadas. Sejam eles problemas (algo ruim está acontecendo agora e precisa ser resolvido) ou riscos (algo pode acontecer e você deseja evitar que se torne realidade), seu trabalho é estar lá para ajudar a equipe quando eles não puderem resolver algo sobre seus próprios.

Um líder que faz as coisas sem levar em conta o caos que cria ao longo do caminho não será um líder por muito tempo. Seja um líder que planeja e executa deliberadamente e você estabelecerá uma reputação de alguém que as pessoas  desejarão  seguir.

****************************************************

Este foi mais um artigo trazido até você pela EscoladeProjetos.pro.br! Conheça nosso curso de Fundamentos e Práticas em Gestão de Projetos, que reúne o que há de mais atual na aplicação básica dos conceitos de gestão de projetos, ideal para formação de times em qualquer área! Acesse https://hotm.art/cursoEDP e utilize o cupom de desconto BLOG30 para receber 30% de desconto em sua matrícula!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *