O sucesso da equipe é mais importante do que o sucesso do projeto!

Andy Jordan, consultor e especialista em gestão de projetos, ao passar dos anos perguntou a muitos novos gerentes de projeto o que eles acham que os tornará bem-sucedidos. A maioria deles deu uma resposta relacionada ao sucesso do projeto. Bem, sentimos informar, mas isso está errado. Existem duas razões principais: a relação entre o trabalho do projeto e seu sucesso, e o tipo de trabalho que seu primeiro projeto provavelmente envolve.

Vejamos essas duas coisas separadamente. Em primeiro lugar, um projeto é bem-sucedido ao atingir seus objetivos de negócios. Se você está trabalhando em uma atualização de sistema, não é a atualização em si que define o sucesso, é o desempenho aprimorado, risco reduzido, etc. que representa o valor que a empresa está procurando obter.

Como Gerente de Projeto, isso está muito além do seu controle. Certamente, você pode contribuir para o fracasso do projeto não conduzindo sua equipe para concluir a atualização de forma eficaz. Mas você pode entregar todos os requisitos dentro do prazo e do orçamento e a atualização ainda pode não atingir o que a empresa deseja. E isso não é culpa sua. Isso torna difícil para os Gerente de Projeto impulsionarem o sucesso de seus projetos; seu papel é frequentemente mais evitar o fracasso do projeto.

Agora vamos considerar o segundo aspecto. Quando você é um gerente de projeto novato, é provável que seu projeto não seja muito importante. Todas as principais iniciativas terão sido atribuídas a Gerentes de Projetos mais experientes e você ficará com projetos menores e menos significativos. Eles ainda precisam ser feitos e ainda precisam gerar valor, mas a escala e a importância são bastante pequenas.

Isso funciona para o benefício do negócio porque significa que eles não estão arriscando investimentos significativos em um Gerente de Projeto sem muita experiência, e funciona para o benefício do Gerente de Projeto que pode ganhar essa experiência em um ambiente de risco relativamente baixo. Eles podem cometer erros sem causar danos irreparáveis ​​e em um ambiente onde geralmente é bastante fácil consertar esses erros. Mas isso significa que o sucesso do projeto não é tão importante no quadro geral.

Então, se não é o sucesso do projeto que é mais importante para novos Gerentes de Projetos, qual é sua prioridade?

O sucesso da equipe define o sucesso do Gerente de Projeto

A resposta a essa pergunta é até um pouco fácil de responder. É para garantir que a equipe tenha sucesso – para o bem da equipe e para os gerentes de projeto. Os novos Gerentes de Projetos costumam ter equipes compostas por pessoas inexperientes. Eles podem ser novos na função, possivelmente recém saídos da faculdade, ou podem ter mais experiência em funções operacionais, mas não tiveram a oportunidade de trabalhar em projetos no passado. Às vezes, essas pessoas são complementadas por um ou dois membros da equipe mais experientes, mas isso não é tão comum como costumava ser simplesmente por causa da pressão sobre os recursos.

Todos os Gerente de Projeto são ensinados desde o início que eles têm sucesso por meio de suas equipes, então a medida mais importante do desempenho do Gerente de Projeto é o quão bem essas equipes se desenvolveram. Todos estão engajados e motivados? Eles estão colaborando livremente entre si? Eles estão gostando da experiência de trabalhar no projeto? Eles estão produzindo um trabalho de qualidade? Eles respeitam o gerente de projeto?

Essas são perguntas críticas por uma série de razões:

  • Praticamente todos esses indivíduos provavelmente trabalharão em projetos no futuro e precisam ter uma atitude positiva em relação ao que o trabalho de projeto envolve. Caso contrário, eles terão a abordagem errada ao entrar no próximo projeto e isso afetará o desempenho de toda a equipe.
  • Muitas, senão todas essas pessoas, trabalharão com o gerente de projeto novamente no futuro. Se não houver respeito dos membros da equipe com o Gerente de Projeto após o primeiro projeto, então não vai se desenvolver entre o primeiro e o segundo projetos. E um membro da equipe com uma experiência ruim vai compartilhar isso com os colegas, fazendo com que o Gerente de Projeto ganhe uma reputação ruim antes mesmo de começar sua carreira.
  • Os primeiros projetos na carreira de um Gerente de Projeto são o que definirão sua atitude em relação ao gerenciamento de projetos. Se ele sentir que lutou para construir uma equipe eficaz, ou que o ambiente tem sido frequentemente conflituoso em vez de colaborativo, ele não gostará de gerenciamento de projeto e provavelmente não permanecerá nesta disciplina.

Quando o gerente de projeto se concentra no desenvolvimento de uma equipe eficaz, ele investe em seu próprio futuro e no de seu empregador. Eles desenvolvem suas habilidades e capacidades e ajudam sua equipe a se sentir positiva sobre o trabalho em projetos.

Isso vai render dividendos nos próximos anos. E eles não fazem isso às custas do projeto. Quando a equipe está trabalhando bem, a probabilidade é que o trabalho que a equipe está fazendo no projeto também seja melhor – e isso, por sua vez, contribuirá para a capacidade do projeto de, em última análise, agregar valor ao negócio.

O resultado final

Os gerentes de projeto não podem ignorar o sucesso de seus projetos, mas também precisam reconhecer que os projetos podem falhar apesar dos melhores esforços da equipe e do gerente de projeto. Por outro lado, se o gerente de projeto se concentra em construir uma equipe eficaz e engajada, literalmente não há desvantagens. Mesmo que o projeto em si falhe espetacularmente, a organização terá ganhado na forma de funcionários mais qualificados com uma atitude positiva em relação ao trabalho em projetos. E o gerente de projeto estará a caminho de uma carreira longa e bem-sucedida.

Texto de Andy Jordan, adaptação de Fabio Camatari

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