Como resolver conflitos de equipes em 3 passos!

Os conflitos surgem em qualquer equipe. É inevitável. O importante é garantir que eles sejam resolvidos antes que cresçam e se tornem algo maior.

Muitas vezes parece um território desconhecido para alguns, mas resolvedor de conflitos é um dos muitos chapéus que um gerente de projetos deve usar. E embora não haja uma maneira certa de resolver o conflito, é possível obter sucesso com as seguintes etapas:

Ouça – ativamente.


Certifique-se de que as pessoas no conflito tenham alguém com quem conversar. Depois que eles expressam seus sentimentos, a porta está aberta para que ajam mais racionalmente em relação ao outro, ou dá a você a oportunidade de ir mais fundo (como veremos a seguir).

Incentive uma conversa.


Pode parecer simples, mas uma grande parte da resolução de conflitos é permitir que ambos os lados ouçam um ao outro. Por padrão, trabalhamos para evitar conflitos e evitaremos a conversa que sabemos que deveríamos ter como adultos para fazer com que nosso conflito desapareça.

Como gerente de projetos, há espaço para sugerir trazer a outra parte para a resolução do conflito (cuidado, isso não seria fazer uma acariação e sim, mediar ambos os lados). O pior que vai acontecer será o membro da equipe se recusar, dando-lhe a oportunidade de se aprofundar para obter uma maior compreensão e, em seguida, fazer perguntas para entender o que realmente está acontecendo.

Aprofundando-se.


Mesmo depois de ouvir e incentivar uma conversa, ainda pode não ser o suficiente para resolver a situação. Você pode ter que “cavar” um pouco mais fundo. Analise a situação: Quem iniciou o conflito? Em outras palavras, quem parecia responder negativamente a um evento / resposta? Essa é a primeira pessoa com quem você quer falar. Faça perguntas abertas para ajudar o membro da equipe a chegar a um pensamento / resposta racional. E, com sorte, essa pessoa se abrirá.

E você, já esteve envolvido em um conflito de equipe, como mediador ou parte do conflito? Quais são as suas maiores lições aprendidas com a resolução de conflitos dentro de suas equipes de trabalho ou de projeto?

Texto base por Christian Bisson

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