Você já deve ter percebido que gosto de conversar. E se levarmos essa conversa até seu time, de projetos ou não? Os formatos podem ser on-line ou presencial, depende de sua necessidade (e disponibilidade).

Mindware – A ilusão da objetividade e A ilusão de controle
Psicólogos e filósofos descobriram um grande número de preconceitos que as pessoas têm, que produzem erros. Um dos preconceitos cognitivos mais profundos é a ilusão de objetividade. Esta é a crença de que entendemos o mundo pela percepção direta.
O conceito de ilusão de objetividade é muito interessante não só para o trabalho, mas para questões que a própria vida nos impõe.
Como usar A ilusão de controle ?
- Para estimular a produtividade do time de projeto.
- Descobrir o que motiva as pessoas que trabalham com você, fora do universo das recompensas.
- Promover um ambiente inclusivo, desafiador e respeitoso.
- Tudo isso irá gerar elementos de ilusão de controle para antecipar riscos, melhorar os tempos de resposta e criar engajamento entre a equipe.
No meu tempo tudo era melhor! Será? O viés ou desvio de sobrevivência
É quando olhamos para as coisas que sobreviveram quando devíamos concentrar-nos nas que não.
O viés de sobrevivência também pode se manifestar no gerenciamento de projetos. Por exemplo, um gerente de projeto pode decidir economizar nos testes porque viu outros projetos serem bem-sucedidos sem fazer testes extensivos. Contudo, podem não estar cientes dos projetos que falharam devido a testes inadequados.
Da mesma forma, um gerente de projetos pode decidir usar uma tecnologia específica porque ela obteve sucesso em outros projetos. No entanto, eles podem não estar cientes dos projetos que falharam devido ao uso dessa tecnologia.
Planeje como um Engenheiro, execute como um Artista!
Quando é que deixamos de explorar nossa criatividade e sucumbimos aos dados rígidos e estatísticos? Quando a planilha tomou o lugar do pensamento?
É um velho chavão dizer que “todo mundo é criativo”, mesmo em profissões altamente técnicas e especializadas. No mercado de trabalho movido a resultados exatos, numéricos, a criatividade parece ser coisa de quem fica com a cabeça nas nuvens sem gerar valor ao negócio. É possível aprender alguma coisa com os maiores gênios artísticos do mundo?
Como explorar o pensamento criativo dentro da Gestão de Projetos?
Gestão de Mudanças em Projetos
A única certeza nas organizações atuais é a mudança. No atual ambiente empresarial acelerado, qualquer empresa que não se reinventar continuamente corre o risco de ser ultrapassada pelos concorrentes.
Sua organização não pode se dar ao luxo de ficar inerte, nem sequer por um momento.
Como preparar o time de projeto (ou mesmo uma organização) abraçar a mudança? Que etapas compõem a mudança em um projeto?
Lições Aprendidas – Se errar é humano, aprender também é!
As lições aprendidas vão além do registro de uma boa prática ou uma fatalidade do projeto. São intimamente conectadas com a melhoria contínua, com a gestão de custos e tempo, com a gestão da comunicação e talvez seu principal objetivo: estabelecer para os integrantes de um time que criar a cultura de aprender com suas falhas é normal e saudável. Nas palavras do escritor Augusto Cury, “Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.”
Gestão de Projetos para Super-Humanos – Por trás de todo super-herói existe uma super equipe!
Jornada do herói, ou monomito, é a estrutura de storytelling mais utilizada em mitos, lendas, romances e obras narrativas em geral, criada em 1949 pelo antropólogo Joseph Campbell. O conceito apresenta uma forma cíclica de contar histórias, em que o protagonista supera vários desafios para se tornar um herói. Esta palestra traça o paralelo entre a Jornada do Herói em suas 12 etapas e a Gestão de Projetos em suas fases e responsabilidades de quem o gerencia, recheada com exemplos da cultura pop!
ESG Transformando Projetos – Práticas Sustentáveis para Resultados de Impacto
Ao combinar os princípios ESG com as habilidades e conhecimentos do gerenciamento de projetos, esta palestra oferece insights valiosos sobre como alinhar objetivos de negócios com metas de sustentabilidade e integrar efetivamente práticas responsáveis em todas as fases do ciclo de vida do projeto. Através de estudos de caso e boas práticas, demonstramos que é possível alcançar resultados positivos tanto para o projeto quanto para a sociedade em geral. Uma fonte de inspiração e orientação para todos aqueles que buscam se tornar agentes de mudança, aproveitando o poder do gerenciamento de projetos para enfrentar os desafios da escassez de recursos e promover um futuro mais sustentável.